Ainda não dá para descansar: 5 ações para se fazer depois do evento

A gente sabe que quem trabalha com eventos gosta de uma rotina mais movimentada, mas que dá aquela vontade de tirar uns dias de folga depois da entrega de um grande evento, ah… isso dá! Porque vida de produtor de eventos costuma ser corrida, especialmente nos dias que antecedem o evento, e quando ele termina, o cansaço bate. Mas todo o trabalho só se conclui com o pós-evento, por isso não dá para descansar tão cedo! Veja algumas ações que você deve tomar quando passar o evento.

Ações para se fazer depois do eventoFonte: I2 Produções.

Anote: 5 ações de pós-evento

1) Agradecimento
Faz toda a diferença os convidados saberem que foram lembrados depois do evento e que a presença deles foi especial – principalmente em evento corporativo essa etapa do pós-evento é fundamental estrategicamente. Agradeça a participação deles, de forma personalizada, enviando uma cartinha com um clique tirado no evento, por exemplo. O bom dessa parte do trabalho é que ela pode ser preparada com antecedência – aproveite o banco de dados usado no registro para a coleta dos dados de contatos que você precisará usar nessa fase (como e-mail ou endereço físico).

2) Feedback
Quer saber se seu evento foi um sucesso? Ouça o feedback dos participantes. Isso é ainda mais relevante se for um evento corporativo e você precisa saber se a estratégia do evento foi escolhida corretamente e se os objetivos foram atingidos. Você pode coletar esse feedback ao final do evento corporativo, pedindo para os convidados responderem uma pesquisa de avaliação e, mais do que isso, monitore o que estão falando nas redes sociais, pois esses feedbacks espontâneos são muito valiosos também.

3) Redes Sociais
E por falar em redes sociais, se seu evento foi um sucesso, as pessoas continuarão falando dele nos dias seguintes ao evento. Aproveite o burburinho para postar fotos, slides de apresentações que foram realizadas, e compartilhe com o público tudo o que mídia estiver falando sobre o seu evento. Mas não demore para fazer isso, o evento ainda precisa estar fresco na cabeça das pessoas para esse trabalho dar certo. Para não perder tempo, uma boa curadoria ajuda bastante. Se for um evento corporativo, as redes sociais servem como um super suporte para o trabalho de branding.

4) Balanço
É hora de colocar as contas na balança: analisar se as cotas de patrocínio foram suficientes, se houve gastos extras que não haviam sido previstos, se o número de registros deveria ter sido maior (ou menor), onde foi possível economizar. Essa análise é importante para o produtor de eventos, tanto para prestar contas com o cliente, quanto para planejamentos futuros.

5) Debrief
Depois dessas etapas junte o pessoal envolvido no projeto para fazer o debrief e discutir se os objetivos foram alcançados e verificar o que foi bom e o que pode ser melhorado para o próximo evento. É o momento para celebrar vitórias e agradecer o empenho de toda a equipe para que eles já fiquem animados para a realização do próximo evento.

O que fazer no pós-eventoFonte: Live Science.

Depois disso, você pode relaxar sem culpas. Recarregar as baterias para a próxima empreitada faz bem para a saúde e para a produtividade.

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