Dicas para criar um evento corporativo memorável

Preparamos uma lista top com dicas para criar um evento corporativo memorável (ou qualquer outro tipo de evento). Quem trabalha com organização de eventos sabe que tudo pode acontecer, seja na preparação do evento, ou enquanto ele acontece. Saber trabalhar com o imprevisível é uma arte, mas dá para escapar das armadilhas do acaso com um bom planejamento e muita organização.

Dicas para criar um evento corporativo memorável

Todos nós já fomos a muitos eventos – de festas de aniversário a casamentos, passando por inaugurações, shows e até, claro, a festa da firma! Alguns desses eventos nós desejamos nunca mais ter que ir novamente, ou vamos por pura obrigação, enquanto em outros casos esperamos ansiosamente pelo próximo convite. E, obviamente, quando nós vamos organizar um evento, queremos que ele faça parte desses eventos que dão vontade de quero mais, os tais eventos memoráveis.

Daí você pode se perguntar: e um evento corporativo, muitas vezes não tão descolado ou com um grau de seriedade maior, ele também pode ser memorável?

Dicas de como organizar um evento corporativo

O que torna um evento corporativo memorável – veja as dicas

Eventos corporativos não só podem, como devem, ficar na cabeça das pessoas. E para conseguir um que realmente atinja seus objetivos, envolva os convidados e supere expectativas, existem algumas dicas simples, porém imbatíveis, que irão torná-lo memorável. Tudo depende de um ótimo planejamento e uma grande execução.

  • Determine objetivos claros: responda perguntas como: ‘o que os envolvidos esperam desse evento?’, ‘qual a razão da existência desse evento?’. Antes de começar o planejamento é importante ter um briefing claro, que pode ser conseguido em reuniões, através de pesquisas ou até mesmo falando com pessoas que tenham organizado o mesmo evento anteriormente, se for o caso. É interessante também saber de seus parceiros e fornecedores se eles já fizeram eventos similares e como foi. Informações desse tipo irão te ajudar a determinar objetivos, criar o planejamento e avaliar melhor os resultados. Tente mensurar o estilo do evento e o público, para então começar a pensar no tema.
  • Organize a logística: o cronograma é outro item essencial para o sucesso da organização de um evento – desde o início até o envio do e-mail de agradecimento, tudo precisa ser pontuado para se ter uma ideia de quanto tempo cada fase do projeto levará. Aproveite essa fase para fazer o checklist, o orçamento completo e delegar as tarefas de cada integrante da equipe.
  • Pense na divulgação: muita gente foca tanto na organização do evento corporativo que se esquece de uma parte fundamental que é a divulgação, e acaba fazendo uma comunicação fraca. Considere enviar e-mails de lembrete do evento, por exemplo, para que as pessoas se agendem com antecedência e saibam da importância de participar. Se for o caso, faça uma campanha nas redes sociais, coloque em newsletters, ou utilize os espaços físicos da empresa, como murais. Uma comunicação criativa irá certamente envolver os convidados antes mesmo do evento em si. Após o evento não se esqueça de mandar um cartão de agradecimento, seja on ou offline.
  • O evento: Chegou o grande dia! Reserve tempo suficiente para preparar tudo sem estresse e, se ocorrer algum imprevisto, não perca a calma. Delegue funções caso algo precise ser resolvido com urgência. Certifique-se que tudo anda conforme o cronograma – que, aliás, deve prever uma margem de tempo para eventuais acontecimentos.
  • Avalie: o evento acabou, mas o trabalho não! Peça um feedback dos convidados, parceiros e fornecedores. Tente saber o que foi bom e o que pode ser melhorado para seu próximo evento corporativo. Se houve divulgação nas redes sociais, analise como foi a repercussão. Essas informações irão dar mais ideias para eventos corporativos futuros, para serem ainda mais marcantes.

Evento corporativo Allianz Seguros - Etapa Brasil de F1 (2014)

Agora que você conferiu nossas dicas para criar um evento corporativo memorável, saiba que esses são os ingredientes para deixar os convidados com gostinho de quero mais!

Comentários