Negócios pequenos podem realizar eventos corporativos memoráveis

Se você duvidava que negócios pequenos podem realizar eventos corporativos memoráveis porque achava que apenas as grandes corporações são capazes de produzir super eventos, saiba que não é bem assim.

Independentemente do tamanho, a verdade é que eventos corporativos memoráveis não acontecem ao acaso (pelo menos em 99,99% das vezes). Há muito planejamento prévio. Seja uma conferência, workshop ou algum evento relacionado à experiência do consumidor, e seja um planejamento que você poderá executar em algumas poucas semanas ou durante um ano inteiro, o segredo de um evento memorável sempre está na atenção aos detalhes.

Negocios pequenos podem realizar eventos corporativos memoraveisFonte: I2 Produções.

Talvez o grande desafio do pequeno negócio seja sua estrutura enxuta e um budget mais limitado. Por isso os esforços na organização de um evento corporativo precisam ser bem precisos. Para ajudar nessa empreitada, veja algumas dicas de planejamento para negócios pequenos que querem realizar eventos corporativos memoráveis:

1) Defina o público-alvo do evento: é o que precisa ser feito antes de qualquer outra coisa, porque todas as demais decisões do planejamento serão reflexo disso.

2) Faça seu check-list: de preferência nos mínimos detalhes, para não correr o risco de, no meio do caminho, se dar conta que esqueceu algum item fundamental. Pense sobre a iluminação, se haverá necessidade de transporte público, estacionamento, qual será o conceito do evento, o que será servido, etc. Afinal, tudo – de bom e ruim – que acontecer no evento será atribuído ao produtor de eventos e à marca – no caso, do pequeno negócio.

3) Defina o propósito de negócio do evento: antes de começar a organizar um evento corporativo, tenha bem claro o motivo pelo qual o evento foi requisitado, porque todas as decisões posteriores devem ir de encontro com o objetivo principal que o pequeno negócio busca alcançar. Pode ser geração de leads, lançamento de um produto, fortalecimento da imagem da marca, fidelização de clientes.

4) Escolha bem a data: em grandes centros como São Paulo, checar atentamente o calendário dos principais eventos da cidade é parte importante do planejamento de um evento corporativo. É melhor não ter que concorrer com outros eventos que seu público possa querer ir também.

Datas para eventos corporativosFonte: FreePik.

5) Seja flexível com possíveis alterações no planejamento: no meio do processo, pode ser que seu evento vá mudando em alguns aspectos do que havia sido pensado originalmente. Você pode ter pensado em um determinado porte, e percebeu que seria melhor de outro jeito, ou pensado em uma certa localização, mas viu que seria melhor alterar para outro lugar. A flexibilidade é necessária e conveniente, contanto que se tome o cuidado de ter sempre em mente o objetivo final de o pequeno negócio estar realizando tal evento.

6) Conheça suas limitações: todos sabemos que o objetivo é realizar um evento memorável. Precisamos saber também que há coisas que não podemos fazer, seja por um budget limitado, falta de tempo razoável, entre outros. Se você decidir fazer um evento ao vivo em poucas semanas, procure fazer algo mais intimista. Se a opção for por um grande evento, prepare-se com bastante antecedência. Se o orçamento for pequeno, você terá que abusar muito da criatividade e colocar as mãos na massa para valer.

7) Pense estrategicamente: estratégia é tudo. Um evento memorável sempre começa com uma estratégia forte e muito bem pensada. Eventos são uma grande oportunidade para mostrar a marca, conectar-se com o público e ter feedback sobre um produto ou serviço, mas é importante saber o que você está tentando alcançar. Tenha certeza que seu planejamento e suas estratégias estejam alinhados com o objetivo que o pequeno negócio precisa atingir no final de tudo.

Eventos corporativos realizados por empresas pequenasFonte: I2 Produções.

Comentários