Novas regras de etiqueta dos eventos corporativos

Você conhece as novas regras de etiquetas dos eventos corporativos? Porque, convenhamos, os tempos mudaram. Só o que não mudou é saber se comportar bem em qualquer ocasião – em eventos corporativos então, nem se fala!

Jogar Candy Crush em eventos corporativos, definitivamente, não é legal.

Novas regras de etiqueta dos eventos corporativos

Claro, algumas regras não mudam nunca, como respeitar horários. Contudo, com o tanto de tecnologia que nos cerca hoje – smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos ultra modernos – mais nossa agenda cada vez mais apertada que muitas vezes torna difícil para qualquer pessoa comparecer a todos os eventos que é convidada, dá para ficar um pouco confuso sobre o que é ou não é mais aceitável na etiqueta dos eventos corporativos. Alguns experts ajudaram o site Bizbash a montar uma lista com dicas de como se comportar bem como convidado de um evento e nós trouxemos aqui os pontos que achamos mais interessantes.

Dicas para seus convidados – as novas regras de etiquetas dos eventos corporativos

  1. Seja claro quanto ao horário
    Nunca deixe os convidados confusos quanto ao horário que devem chegar ao seu evento e prepare-se para recepcioná-los um pouquinho antes. E fica a dica para os convidados: chegar 10 minutos antes tudo bem, mais que isso poderá causar transtornos para o anfitrião, se ainda não estiver com tudo pronto para acomodar as pessoas. E chegar atrasado é grosseria, só é tolerável em casos de emergência.
  2. Informe os convidados sobre o traje
    A dica para os convidados de eventos corporativos é: o traje deve estar de acordo com o cliente e o evento. Se for em um iate, por exemplo, vista-se casualmente. Mas se for uma reunião no ambiente corporativo, se vista de acordo. Isso demonstra respeito ao cliente.
  3. Permita aparelhos eletrônicos em eventos ou reuniões
    Hoje em dia, durante uma reunião, é normal que os participantes tomem nota em smartphones ou tablets. Contanto que não estejam usando o aparelho para games, e-mails ou redes sociais, não há problema algum. Só não vale deixar no modo sonoro ou atender ligações dentro da sala. Se precisar mesmo atender um telefonema, vá para o lado de fora.
  4. Seja o primeiro a pedir bebida alcoólica
    Em eventos corporativos como almoço ou jantar, os convidados costumam pedir bebida alcoólica só depois que o anfitrião pede. Se ele não tomar a frente, a etiqueta dos eventos corporativos pede que os convidados aguardem.
  5. Ofereça credenciais
    Isso ajuda os convidados do seu evento corporativo a memorizar os nomes e empresas ou cargos dos demais. Se houver dúvidas sobre qual lado colocar a credencial: ela deve ser posta do lado direito. Quando as pessoas estendem o braço para cumprimentar outra, a linha da visão é para o lado direito dessa outra pessoa.
  6. Não monopolize o tempo de ninguém
    Em um evento corporativo de networking, é aconselhável falar no máximo 10 minutos com cada pessoa. Para não abandonar alguém sozinho, aproveite para introduzi-lo a outro convidado. Assim, todos saem ganhando.

Novas regras de etiqueta dos eventos corporativos

Resumindo: boa etiqueta em eventos corporativos nunca é demais.

Comentários