Por que você deveria conhecer o Pint of Science

Por que você deveria conhecer o Pint of Science

A resposta é simples: porque o Pint of Science é um festival que leva a ciência para a mesa de bar. Perfeito, não? É na mesa de bar que aparecem os maiores experts em vários assuntos, que vão de futebol e política, passando pela astrologia até chegar na gastronomia e economia. Em uma mesa de bar fala-se de tudo, e todos são super entendidos sobre qualquer assunto! Mas e quando se trata da área científica, será que as pessoas têm a mesma desenvoltura para tratar do assunto?

Afinal, o que é o Pint of Science?

A ideia do Pint of Science nasceu de dois cientistas pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul.

Em 2012, eles organizaram um evento chamado “Meet the Researchers” (na tradução, “Encontre os Pesquisadores”), que tinha como objetivo levar pessoas com Mal de Parkinson e de Alzheimer, doença do neurônio motor e esclerose múltipla para verem, em seus laboratórios, os tipos de pesquisas em que estavam trabalhando. Como eles próprios dizem no site, o evento foi inspirador tanto para os visitantes como para os próprios pesquisadores. E daí eles pensaram que se as pessoas estão dispostas a irem aos locais de trabalho dos cientistas, os cientistas também deveriam sair para encontrar as pessoas do lado de fora. E foi assim que nasceu o festival Pint of Science, em maio de 2013, com grandes nomes do meio científico em campos variados dispostos a conversarem com os amantes da ciência – e da cerveja – sobre seus achados e inovações.

Um festival que reúne cerveja e ciência em uma mesa de bar não tinha como dar errado!

O evento busca transformar a informação científica em algo divertido, envolvente e acessível, e disponível, claro, em pubs. A ideia é tirar da cabeça das pessoas que a ciência é algo complicado de se entender ou distante da nossa realidade. Os organizadores se esforçam em levar os cientistas mais interessantes para falar sobre suas pesquisas, e tudo o que as pessoas precisam fazer é se sentar e ouvir enquanto tomam sua cervejinha, e depois ainda podem fazer perguntas e debater.

Onde o Pint os Science acontece?

O Pint of Science tem se espalhado tanto que já chegou ao Brasil. Aliás, em maio desse ano o evento aconteceu em 12 países simultaneamente (e mais de 100 cidades): Reino Unido, Irlanda, França, Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Brasil, Austrália, Canadá, Áustria e África do Sul. É possível encontrar no site de cada país as cidades envolvidas e os cientistas e temas abordados. Para acessar o site da edição brasileira, clique aqui.

Pint of Science

Fonte: http://pintofscience.com.br/

A ciência está tão presente em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta. O Pint of Science traz o campo científico para perto de nós, em uma mesa de bar (!) – jeito mais simples, impossível – e nos ajuda a enxergar como o trabalho dos cientistas é importante e influencia demais nosso cotidiano.
A gente adora iniciativas como essas, e vocês?!

 

Comentários